©Cristóbal Hara
A extensão de Lisboa da PhotoEspaña (Museu Colecção Berardo) inaugura hoje duas exposições dedicadas a Cristóbal Hara e Mabel Palacín. Poderão contemplar-se até ao próximo dia 26 de Julho e foram comissariadas por Sérgio Mah, que é também comissário geral da PHE.
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A primeira exposição inclui uma centena de instantâneos de Hara (Madrid, 1946) que dedicou a sua trajectória artística a retratar, com propósito documentalista mas do ponto de vista da emotividade, a rotina das povoações espanholas. Entre as séries que apresentará em Lisboa, figuram Lances de aldea (1992), Contra Natura (2006) e Dénia, com os restos dos manequins queimados durante Las Fallas de Valencia.
Diz Alexandre Pomar: “É sempre mais a excepção, a desordem, a festa, o espectáculo, do que "o quotidiano". As touradas das pequenas aldeias, as festividades e rituais mais localizados, o grotesco e o paródico que irrompe como uma verdade oculta ou incontrolada, rebelde. O invulgar, o bizarro, por vezes o brutal ou o sacrílego, a necessidade da estranheza a interromper o banal quotidiano.”
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Da sua parte, Mabel Palacín (Barcelona, 1965), mostrará fotografias nas quais reflecte sobre a incidência na nossa vida quotidiana, do moderno império da imagem e os perigos da possível ruptura das fronteiras entre ficção e realidade.
Na série Portas Espanholas, três obras com os mesmos fotogramas, ampliados e sobrepostos, criam várias sequências possíveis.
Na série Portas Espanholas, três obras com os mesmos fotogramas, ampliados e sobrepostos, criam várias sequências possíveis.
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