Slightly Out of Focus, publicado em 1947 pela Henry Holt and Co., de Nova Iorque, reuniu textos e fotografias de Robert Capa, sobre a Segunda Guerra Mundial.
Agora a "La Fábrica" editou-o em castelhano, com o título Ligeramente desenfocado.
O livro, é sobretudo o diário de um fotógrafo comprometido com a guerra. Enviado pela revista Collier's, Capa participou nas campanhas de França, Itália e Alemanha e é do desembarque na Normandia (6 de Junho de 1944) o relato mais marcante. Capa foi um dos quatro fotógrafos autorizados a acompanhar as primeiras forças aliadas. Das 106 imagens que efectuou só se salvaram oito devido a um erro do assistente do laboratório, ao secar os negativos.
"O correspondente de guerra tem nas suas mãos a sua maior aposta, a sua vida, e pode eleger o cavalo em que a vai apostar, ou pode guardá-la no bolso no último segundo. Eu sou um jogador", escreve Capa.
O seu irmão, Cornell, comenta na introdução de Ligeramente desenfocado: Ao tomar esta decisão seguia o conselho que muitas vezes dava: "Se não são suficientemente boas é porque não estás suficientemente perto".
Sem comentários:
Enviar um comentário