segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A foto de Aramburo e o cartaz de Isabel Coixet

A fotografia e o cartaz

Segundo o fotógrafo Javier Aramburu, o cartaz da última película de Isabel Coixet, Mapa de los sonidos de Tokio, é uma fotografia sua publicada em 2008 na revista de moda Avenue.

Depois de uma tentativa de negociação, o fotógrafo apresentou uma queixa contra a produtora do filme, Mediapro, em que reclama o reconhecimento da autoria da imagem e dos danos morais causados pelo plágio. O juiz pode decidir, como medida cautelar, que todos os cartazes do filme sejam retirados das ruas. A película foi estreada no passado dia 28 de Agosto, com Sergi López e Rinko Kikuchi encabeçando o elenco.

Aramburu, de 34 anos, está demasiado afectado pelo ocorrido e o seu agente Óscar Olmo diz que "É muito duro para ele. Isabel Coixet reconheceu que recortou a fotografia de uma revista e que a usou como capa do guião, gostava muito da imagem e fez uma colagem com ela. Até aí perfeito. Mas se usam a imagem com fins comerciais, em cartazes por todo o mundo e até na capa do disco da banda sonora, surpreende que não se preocupem em comprovar se por trás dessa imagem havia um autor ou não".

3 comentários:

africa em nos disse...

Olá Equipe de A Luz Clara, boa tarde!

Ficamos muito contentes com a publicação da matéria “Campanha Fotográfica África em Nós” em seu blog, que com certeza contribui muito para a difusão dessa ação da Secretaria de Cultura de São Paulo.
Como toda campanha cultural tem seu tempo de duração, a campanha África em Nós não podia ser diferente. O prazo para as inscrições vão até dia 30 de Setembro. Ou seja, ainda dá para participar.
Ficaremos honrados caso seja possível a divulgação do término das inscrições.
Vale lembrar que na semana da consciência negra, a campanha África em Nós, com curadoria do fotógrafo Walter Firmo, estará selecionando as 100 melhores fotos para um book especial.
Desde já, agradecemos por tudo e desejamos muito sucesso aos blogs que contribuíram com o sucesso dessa campanha cultural.
Site: www.africaemnos.com.br
Twitter: twitter.com/africaemnos

Gaspar de Jesus disse...

Caro Pereira Lopes
O mundo está enxameado de tipos sem vergonha nem principios!
Grande abraço
Gaspar de Jesus

Ruth Rafaela disse...

Quando um autor cria (neste caso fotógrafo)uma obra (imagem), é um pouco da sua visão, sensibilidade e alma que transpõe para o mundo. Como autor, o seu nome deverá ser persevado e a utilização fraudulenta da sua criação deverá ser penalizada sob todas as formas.