segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Auto-retrato sem retoques

Untitled, Roma 1977-1978
© Francesca Woodman

Francesca Woodman (Denver, 3 de Abril de 1958 – 19 de Janeiro de1981), suicidou-se aos 22 anos.

Ficou famosa pelos seus trabalhos a preto e branco, onde utilizando a própria imagem ou modelos femininos, produziu fotografias que nos mostram jovens mulheres nuas, desfocadas (devido ao movimento e a longos tempos de exposição).
Desde os 13 anos, em 1972, quando fez a sua primeira fotografia “ Auto-retrato aos 13 anos” desnudou as suas inquietudes perante a câmara.
Só foram publicadas cerca de 120 imagens de um arquivo, zelosamente guardado pelos seus pais, que terá umas 800.

Escreveu Cláudia Nóvoa, em Setembro de 2007 na apresentação do seu espectáculo de bailado “Olhos de Areia” baseado nas imagens de Francesca: “Olho as imagens criadas por Francesca Woodman, imagens que ela habita com uma presença inquietante. Fragmentos surreais. Imprimem-se em mim.Na minha cabeça um tornado de imagens, o meu corpo cheio de movimentos perdidos.Pensamentos livres.Palavras a serpentearem no ar. Palavras que se projectam no papel em voo planado.De quantas maneiras podemos descascar uma laranja? Quantos grãos de areia tem o nosso planeta? Os meus olhos sentem-se de areia. São de areia. Desfazem-se com o vento. Dissolvem-se, transformam-se, transformam-me, modificam o que vejo e o que não vejo torna-se visível. Sinto-me cansada ultimamente… de areia, sem ossos.”

A exposição de Francesca Woodman , “Auto-retrato sem retoques” , composta por 15 imagens a preto e branco poderá ser vista de 9 de Setembro a 24 de Outubro na galeria La Fábrica (Madrid).

Sem comentários: