terça-feira, 7 de abril de 2009

Ros Ribas, um fotógrafo de cena

© Ros Ribas

A imagem que apresentamos é de uma adaptação de “O Inferno” de Dante, do encenador Tomaz Pandur para o Centro Dramático Nacional em 2004/2005.

"Não sou o autor destas fotografias, são os encenadores que montaram as obras ", disse Josep Ros Ribas referindo-se ás 151 imagens que compõem a retrospectiva do seu trabalho a partir de obras do Centro Dramático Nacional, Teatre Lliure, Companhía Nacional de Teatro Clássico, Teatro de la Abadía, Théâtre de l'Odéon de París e Piccolo Teatro de Milán, entre muitas outras e que está exposto até 31 de Maio no Centro Dramático Nacional (Madrid).

Ros Ribas foi um dos fundadores do Teatre Lliure (Barcelona) faz mais de trinta anos. Sempre soube que queria trabalhar em teatro mas não se via como actor nem como encenador, foi assim que se converteu num fotógrafo que "leva no seu sangue o ritmo da cena", segundo palavras de Gerardo Vera, director do Centro Dramático Nacional.

Este trabalho mostra ao amante da fotografía e ao do teatro, grandes momentos sobre os palcos nos últimos trinta anos, desde Sweeney Todd de Mario Gas até Hamlet de Georges Lavaudant, passando por Cosí fan tutte, El rey Lear ou Lady Macbeth.

Sem comentários: