segunda-feira, 1 de março de 2010

The Scope

.
Está disponível no mercado o número de Inverno da excelente revista “The Scope”. Portuguesa , mas escrita em inglês, trata de viagens, meio ambiente, geopolítica e arte & cultura.

Na capa, uma fotografia de André Brito (Porto, 1792) que é o fotógrafo convidado. É especialista em fotografia de nú. Alguns dos seus trabalhos podem ser vistos na Fine Art Gallery (pág. 85 a 97).

Uma das principais características dos nús de André Brito é o facto de nunca captar os rostos das modelos que fotografa. O fotógrafo tem uma explicação lógica. "Fotografando o corpo feminino e apresentando-o sem face - sem uma identidade - mais fácilmente consigo fazer com que qualquer mulher se possa ver naquele corpo, se possa identificar com ele, se possa sentir nele, possa sentir a sua força... caso fosse visível a cara, aquele corpo já teria "dono", sendo mais difícil a quem visualiza a imagem poder "sentir-se" nele. Para além disso, assim protejo a identidade da modelo. Apesar de nas minhas imagens a mulher ser dignificada, em Portugal, ainda é complicado lidar com o nu de forma natural."

A revista tem ainda um interessante trabalho sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Salgado,s search for the pristine é o título do artigo.

Pode ser adquirida, entre outros locais, na FNAC, Serrralves, Gulbenkian, Dolce Vita, Colombo e nos aeroportos de Lisboa e Porto por 9,75 €. A assinatura anual, correspondente a quatro números, é de 29,25 €.

Sem comentários: