quarta-feira, 17 de março de 2010

“Pilares de África”, de José Cendón

© José Cendón

A exposição “Pilares de África” de José Cendón está aberta ao público até 19 de Junho, na Fundación Mutua Madrileña (Paseo de la Castellana, 33 - Madrid).
A exposição, composta por 36 fotografias, destaca o importante papel que a mulher desempenha na vida económica e social do continente africano

José Cendón é fotojornalista desde 2002, e entre 2005e 2007 cobriu para a agência AFP acontecimentos vários no Ruanda, República Democrática de Congo, Burundi e Uganda. Posteriormente fixou-se na Etiópia e em Novembro de 2008 foi sequestrado na Somália juntamente com o jornalista británico Colin Freeman, quando realizavam um trabalho sobre pirataria para o The Sunday Telegraph. Foram libertados em Janeiro de 2009. Vive agora na África do Sul , onde trabalha como fotógrafo independente .

O fotojornalista espanhol, de origem venezuelana, foi distinguido em 2007 com o primeiro prémio na World Press Photo, outro primeiro prémio na Pictures of the Year e uma menção honrosa no prestigiado Leica Oskar Barnack, tendo ainda sido seleccionado para a publicação anual American Photography. Em 2009, recebeu duas menções honrosas, uma no prestigioso concurso americano Best of Photojurnalism e outra no China International Press Photo Contest.
.
Pode ver outras fotos de Cendón, aqui.

Sem comentários: