quinta-feira, 18 de março de 2010

A Polaroid chegou em 1948

© David Hockney
.
Edwin Land (Bridgeport, Connecticut 1909 - Cambridge, Massachusetts 1991), foi o inventor da Polaroid.

Na origem deste invento que impressionou o mundo fotográfico e tornou a fotografia mais acessível ao público está um dia de férias, em 1943, em que Land e a sua família passaram por Santa Fé, e quando fez um instantâneo à sua filha, esta perguntou-lhe se o podia ver de imediato.

Land, que já tinha patentado inventos, alguns relacionados com a área militar, ligou pouco depois ao seu advogado para que registasse uma patente de câmaras instantâneas e levou cerca de meio dia a desenhar o conceito da câmara que pretendia.

No dia 21 de Fevereiro de 1947, Edwin Land apresentou para o mundo o filme instantâneo. Foi no Annual Meeting of the Optical Society of America, em Nova Iorque.

Em 1948, a câmara Polaroid estava à venda em alguns dos grandes armazéns de Boston.
Estava reduzido o tempo entre a inspiração e a realização de uma fotografia.

1 comentário:

Valdecy Alves disse...

Sem dúvida que a blogosfera é o grande espaço para divulgação do pensamento moderno. Seja o conhecimento necessário à sabedoria, seja o conhecimento necessário à construção da justiça social.... Assim, além de parabenizar pelo blog, convido para ler artigo no meu blog sobre os 10 municípios que pagam os 10 piores pisos no Estado do Ceará, abaixo do salário mínimo: www.valdecyalves.blogspot.com