quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vencedor do Prémio Veolia 2009 foi desclassificado

© José Luis Rodríguez

O Museu de História Natural de Londres e a revista de natureza da BBC, promotoras do prestigiado Prémio Veolia de Fotografia de Natureza de 2009, num comunicado emitido ontem informam que: "Entristece-nos confirmar que depois de uma investigação cuidadosa e exaustiva da imagem (...), desclassificamos a fotografia vencedora do fotógrafo José Luis Rodríguez".

As primeiras dúvidas sobre a fotografia de José Luis Rodríguez surgiram quando alguns especialistas sobre a vida dos lobos afirmaram que, perante uma cerca, o normal é que um animal selvagem tente passar entre os barrotes e não saltar. A revista finlandesa “Suomen Luonto” num artigo datado de 17 de Dezembro já alertava da possibilidade de se tratar de um animal de cativeiro.

As regras do concurso traduzidas em diversos idiomas são claras quando estabelecem que "as fotografias de animais utilizados como modelos não podem participar na competição".

Segundo a cadeia de televisão Sky News, o animal em questão vive num jardim zoológico nas proximidades de Madrid.

Rodríguez terá que devolver o prémio de 11.500 euros e a sua fotografia será retirada da exposição patente no Museu de História Natural.

Sem comentários: