terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

“Deixar a Terra” de Bernardo Markowsky

Berlim, 1983
©Bernardo Markowsky

Deixar a Terra”- Uma Viagem Fotográfica com Bernardo Markowsky é a exposição que o Fórum da Maia propõe, desde 16 de Janeiro até 22 de Fevereiro de 2009 - de terça a sábado, das 15.00h às 19.00h.

Esta mostra é o resultado de um trabalho que reflecte uma perspectiva sobre diferentes realidades dos nossos dias. Da Alemanha do Leste, da luta política e das contrariedades da vida, até ao Portugal dos nossos dias, passando pela Índia, pelo Bangladesh, por África e outros países, esta é uma viagem a preto e branco pelos quatro cantos do mundo que traz de volta os registos das gentes, dos rostos, onde cada ser humano é representado com grande dignidade e nobreza. As suas imagens são realidades actuais a que o mundo assiste, com o drama da guerra, da sobrevivência, da miséria e da fome.

Detentor de grande poder de retenção de mundos e de seres que os povoam, o autor esclarece: ”sou eu mesmo que falo, servindo-me da minha própria língua para exprimir o meu pensamento, a verdade tal qual a encontrei à frente dos meus pés e no confronto com o meu olhar”.
O autor nasceu em Greifswald, ex.Alemanha Democrática em 1951 e reside em Portugal (Vila Nova de Gaia) desde 2002.
Na inauguração da exposição, foi lançado um livro com o mesmo título.

Sem comentários: