© Adelino Lyon de Castro
No dia 7 de Abril foi inaugurada a exposição “ O Fardo das Imagens (1945-1953) ”, um conjunto de 70 imagens de Adelino Lyon de Castro.
Escreve a comissária Emília Tavares: “Em 2009, O Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado recebeu a generosa e importante doação, por parte de Tito Lyon de Castro, do espólio fotográfico de Adelino Lyon de Castro. Muito embora tenha sido uma figura de destaque do meio editorial e das letras, tendo fundado com o seu irmão, Francisco Lyon de Castro, as Publicações Europa-América (1945), a sua actividade como fotógrafo é praticamente desconhecida. Foi, sobretudo, um fotógrafo amador, muito embora tenha realizado algumas reportagens, sem dúvida, a mais relevante sobre os Jogos Olímpicos de Helsínquia em 1952. Apesar da sua breve actividade fotográfica, que podemos estabelecer entre meados da década de 1940 e 1953, ano da sua morte, Lyon de Castro produziu um conjunto de imagens cuja temática se apresenta coesa e consistente com as suas ideias políticas de oposição ao Estado Novo, assim como ao ideário de um socialismo humanista.”
As entradas são gratuitas aos domingos e feriados, até ás 14h00. Entre terça e sábado, das 10h00 às 18h00 a entrada custa 4€ e 2€ para pessoas com mais de 65 anos.
A exposição pode ser visitada até 12 de Junho, no MNAC - Museu do Chiado - Rua Serpa Pinto, 4 (Lisboa).
Sem comentários:
Enviar um comentário