quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Lisboa revisitada

© Jorge Colombo

O fotógrafo Jorge Colombo inaugura hoje na Casa Fernando Pessoa a sua primeira exposição de fotografia em Portugal: chama-se "Lisboa Revisitada" e é composta por imagens da cidade sobre poemas do heterónimo Álvaro de Campos.

Nas 52 fotografias que compõem a mostra, o autor tentou captar aspectos da capital portuguesa de que o poeta-engenheiro naval poderia gostar caso "andasse" pela Lisboa de início do século XXI.

"São imagens digitais que eu recolori digitalmente, pintei por cima delas, para acentuar o seu carácter ficcional", referiu.
Na sua opinião, estas fotografias "são todas um exagero, Lisboa não é exactamente assim".
Jorge Colombo, também designer gráfico, indicou que primeiro fez o design do catálogo da mostra e depois viu "como é que podia reproduzir o catálogo na parede".
"Não nos esqueçamos de uma coisa: é que o catálogo é que fica, é que viaja até daqui a não sei quantos anos", sublinhou.
"Todos nós temos uma experiência qualquer relacionada com Pessoa: o primeiro momento em que lemos Pessoa, o nosso heterónimo favorito, os nossos poemas favoritos, a forma como nos identificamos com os poemas, as pessoas à nossa volta que são ainda mais entusiastas pelo Pessoa do que nós, todas as grandes obras de arte que foram feitas à volta do Pessoa... ele faz parte da nossa dieta", disse Jorge Colombo, de 45 anos e há 20 residente nos Estados Unidos.

Sem comentários: