O livro “Últimas Notícias do Sul” é o aguardado resultado de uma viagem conjunta do escritor chileno Luis Sepúlveda (Ovalle, 1949) e do fotógrafo argentino Daniel Mordzinski (Buenos Aires, 1960) pela Patagónia, no final dos anos 90. É a cumplicidade entre a escrita e a fotografia, em 160 páginas, numa obra editada pela Porto Editora, no passado dia 13 deste mês.
Diz Luis Sepúlveda "Este livro nasceu como a crónica de uma viagem realizada por dois amigos, mas o tempo, as mudanças violentas da economia e a voracidade dos triunfadores transformaram-no num livro de notícias póstumas, no romance de uma região desaparecida. Nada do que vimos existe tal como o conhecemos. De certo modo fomos os afortunados que presenciaram o fim de uma época no Sul do Mundo. Desse Sul que é a minha força e a minha memória. Desse Sul a que me aferro com todo o amor e com toda a raiva. Estas são, pois, as últimas notícias do Sul ".
Daniel Mordzinski vive em Paris, onde é correspondente do jornal espanhol El País. Conhecido como “o fotógrafo dos escritores”, trabalha há mais de trinta anos num ambicioso projecto que retrata os protagonistas mais destacados da literatura ibero-americana. Em Portugal tem publicado o álbum “Os Rostos da Escrita”.
Pode ver aqui uma entrevista de Luís Sepúlveda ao Jornal de Notícias.
Sem comentários:
Enviar um comentário