segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"O prazer de fotografar", no Clube Literário do Porto

O reguila © Eduardo Teixeira Pinto
O prazer de fotografar” é uma exposição itinerante com 38 trabalhos do fotógrafo Eduardo Teixeira Pinto (Amarante, 1933-2009) que pode ser vista até 29 de Fevereiro, no Clube Literário do Porto (Rua Nova da Alfândega, 22).
Eduardo Teixeira Pinto começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953, em vários salões de fotografia nos cinco continentes.

Foi membro activo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente “Associação Fotográfica do Porto”, “Grupo Câmara” (Coimbra) e “Associação Fotográfica do Sul” (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana.

Com fotografias como “Rodopio”, “Igreja de S. Gonçalo”, “De Regresso”, “Tema de Pintores”, “Matinal” e “Quietude”, entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.

O trabalho de Eduardo Teixeira Pinto está patente no Museu -Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante), com uma exposição permanente no primeiro piso daquele equipamento cultural.

Em Dezembro de 2010, foi publicado “Eduardo Teixeira Pinto – a poética da imagem”, numa edição com o patrocínio total da empresa Mota-Engil, com cerca 230 fotografias agrupadas por temáticas: O Rio, A Nossa Terra, A Nossa Gente, as Festas e Outros Olhares.

Sem comentários: