terça-feira, 29 de novembro de 2011

A menina dos bidonvilles confessa-se ao seu fotógrafo


Gérald Bloncourt (Haiti, 1926) deve ter sido aquele que melhor retratou a imigração portuguesa para França, nos anos 60 do século passado.

Uma criança portuguesa foi fotografada por Bloncourt, num dos diversos bidonville - bairros de lata construídos pelos emigrantes - em Paris. A imagem "La petit portugaise" haveria de se tornar num ícone da emigração portuguesa, mas o fotógrafo haitiano só este ano descobriu a sua identidade. Maria da Conceição Tina hoje com 52 anos, é casada, tem três filhos e é professora. É natural de Vila Nova de Foz Côa.

O jornal Público insere na sua edição de hoje – com honras de primeira página – o artigo “A menina dos bidonvilles confessa-se ao seu fotógrafo”, sobre o reencontro entre Maria da Conceição e Gérald Bloncourt.

Do trabalho de Bloncourt resultou “Por uma vida melhor” em exposição que esteve no Museu Berardo (Lisboa), entre 18 de Fevereiro e 18 de Maio de 2008. Em Julho de 2010, pôde ser visitada no Museu da Imagem, em Braga.

Pode ver aqui o documentário "Gérald Bloncourt - Les bidonvilles - 1ere partie", realizado por Carina Branco, Nina da Silva e Julien Fontaine.

Sem comentários: