domingo, 26 de junho de 2011

Fotografia de Billy the Kid vendida por 1,6 milhões


Existem três fotografias de “Billy the Kid”. Duas delas na infância, uma como aluno da escola de Silver City no Novo México, outra no meio de um grupo de cowboys perto do rancho de Roswell, Novo México. A terceira, de cinco centímetros por oito, foi tirada quando o pistoleiro tinha 20 anos.

Foi esta última fotografia – tirada por um anónimo - pela qual o mais célebre fora-da-lei norte-americano terá pago 25 cêntimos que foi agora vendida num leilão da casa Brian Label, em Denver, por 1,6 milhões de euros. Terá sido tirada entre 1879 e 1880 em Fort Summer, no Novo México, perto do local onde o famoso pistoleiro foi morto, e nela vê-se “Billy the Kid” a olhar directamente para a objectiva e a descansar a mão numa espingarda.

A base de licitação situava-se em pouco mais de 100 mil euros mas o coleccionador privado William Koch acabou por pagar mais de um milhão e meio de euros por ela. Koch, vive na Florida e possui grandes extensões de terras nas montanhas e no interior do Colorado. É um conhecido financiador do partido Republicano.

“Billy the Kid” terá nascido em Nova Iorque e ter-se-á mudado mais tarde para o Colorado com a mãe e irmãos após a morte do pai. Ficou conhecido pela sua rapidez a carregar no gatilho e foi responsabilizado pela morte de 21 pessoas. Foi capturado e condenado à morte em 1878, mas conseguiu escapar. Contudo, em Julho de 1881 foi novamente detido e morto pelo xerife Patrick Floyd Garrett.

2 comentários:

Gaspar de Jesus disse...

Caro Pereira Lopes
Será que algum dia "veremos" umm trabalho nosso render assim...???
rsrsrs
Grande abraço
G.J.

Gaspar de Jesus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.