Foi esta última fotografia – tirada por um anónimo - pela qual o mais célebre fora-da-lei norte-americano terá pago 25 cêntimos que foi agora vendida num leilão da casa Brian Label, em Denver, por 1,6 milhões de euros. Terá sido tirada entre 1879 e 1880 em Fort Summer, no Novo México, perto do local onde o famoso pistoleiro foi morto, e nela vê-se “Billy the Kid” a olhar directamente para a objectiva e a descansar a mão numa espingarda.
A base de licitação situava-se em pouco mais de 100 mil euros mas o coleccionador privado William Koch acabou por pagar mais de um milhão e meio de euros por ela. Koch, vive na Florida e possui grandes extensões de terras nas montanhas e no interior do Colorado. É um conhecido financiador do partido Republicano.
“Billy the Kid” terá nascido em Nova Iorque e ter-se-á mudado mais tarde para o Colorado com a mãe e irmãos após a morte do pai. Ficou conhecido pela sua rapidez a carregar no gatilho e foi responsabilizado pela morte de 21 pessoas. Foi capturado e condenado à morte em 1878, mas conseguiu escapar. Contudo, em Julho de 1881 foi novamente detido e morto pelo xerife Patrick Floyd Garrett.
2 comentários:
Caro Pereira Lopes
Será que algum dia "veremos" umm trabalho nosso render assim...???
rsrsrs
Grande abraço
G.J.
Enviar um comentário