terça-feira, 20 de abril de 2010

José Cendón, ganha o Prémio Ortega e Gasset 2009

© José Cendón

Nesta fotografia um grupo de crianças joga futebol numa das ruas de Mogadishu.
Publicada a 1 de Fevereiro de 2009, no Magazine do jornal La Vanguardia, a reportagem “Somália no fim do mundo” de José Cendón (n. 2 de Agosto de 1974) venceu a 27ª edição do Prémio Ortega e Gasset, na área de fotografia.

Recordemos que Cendón no âmbito desta reportagem foi sequestrado – juntamente com um jornalista do The Sunday Telegraph - por piratas somalis durante 40 dias em que “nos ameaçaram de morte e nos deram 48 horas para se pagar um resgate”.

Para a atribuição deste prémio, o júri presidido por Miguel Zugaza, director do Museu do Prado, e composto por Daniel Monzón, María Garaña, Daniel Samper e pelos quatro directores do El País desde a sua fundação: Juan Luis Cebrián, Joaquín Estefanía, Jesús Ceberio e Javier Moreno considerou “ o alto valor humano das fotografias assim como a sua qualidade técnica, conseguidas, em circunstâncias de conflito”.

Os Ortega e Gasset de Jornalismo, dotados de 15.000 euros, serão entregues no próximo dia 4 de Maio no Círculo de Belas Artes de Madrid.

1 comentário:

atéaofimdomundo disse...

Fabulosa fotografia... um mundo real... um momento do quotidiano ...irreal para nós...