terça-feira, 20 de abril de 2010

Brasília... 50 anos

Vista aérea da Praça dos Três Poderes. Brasília, 1960
© Colecção Marcel Gautherot/Instituto Moreira Salles


Comemora-se hoje o 50º aniversário da inauguração de Brasília.

No dia 21 de Abril de 1960, pelas 9:30 horas inaugurou-se formalmente a nova capital brasileira ao serem instalados simultâneamente os Três Poderes da República. As festividades já tinham começado pelas 16 horas do dia anterior.

A nova capital foi construída com base num projecto de Lúcio Costa, o chamado Plano Piloto, que começou a ganhar forma em 1957, embora no ano anterior já se tivesse iniciado a construção do primeiro aeroporto e do Palácio do Alvorada.

Em declarações à Lusa, disse Maria Elisa Costa, filha de Lúcio Costa, ”O desafio de construir Brasília, representa o segundo descobrimento do Brasil. Portugal descobriu o Brasil para Portugal, e o Juscelino Kubitschek (JK) descobriu o Brasil para o Brasil, é o que estamos a festejar", referindo ainda que "Eu fui a primeira pessoa a saber num pedacinho de papel como essa cidade seria".

O fotógrafo oficial da construção de Brasília foi Marcel Gautherot (Paris, 14 de Julho de 1910 – Rio de Janeiro, 8 de Outubro de 1996), convidado para o efeito por Niemeyer, a quem estava unido por razões estéticas - admiradores de Le Corbusier - e políticas.
No arquivo do fotógrafo com cerca de 25000 imagens, que pertence ao Instituto Moreira Salles, 2950 delas são sobre a construção da capital brasileira.

Sem comentários: