segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

"Los Raros", de Robinson Savary

© Robinson Savary

No dia 10 de Dezembro foi inaugurada no Centro Cultural Borges (calle Viamonte, esq. San Martín - Buenos Aires) a exposição "Los Raros".

Trata-se de um provocador conjunto de fotografias a preto e branco do cineasta e fotógrafo françês Robinson Savary (n. 1969) que inclui retratos de personagens circenses protagonizados por conhecidas figuras do cinema e do teatro obtidas entre Maio a Setembro de 2001, em Paris, Los Ângeles e sul de França e retratos de transexuais da zona de Palermo, em Buenos Aires, obtidas em 2009. As protagonistas das imagens são dez, com idades entre entre os 20 e os 30 anos, a maioria proveniente de diferentes provincias argentinas, mas também duas peruanas e uma panamiana.

" Sayuri Tuchía Salazar foi a primeira que aceitou prestar-se a uma sessão de retratos. Esteve sempre presente, ás vezes ajudando-me a eleger as imagens, com uma seriedade e uma dedicação notáveis. Naturalmente elegía como curadora da exposição", disse Savary que referiu ainda ter descoberto, "um mundo obscuro, duro, com muita tristeza, mas também com muito amor, solidaridade, e com valores muito fortes de amizade".

O fotógrafo decidiu incluir na exposição sómente um nú integral, que "é muito forte, porque não é uma mulher, não é um travesti, é um andrógeno, uma criatura do terceiro sexo".

Sem comentários: