O fotógrafo espanhol Koldo Chamorro faleceu em Pamplona, no passado dia 16 de Outubro. Tinha 60 anos.
"Escrever com a luz, usá-la como suporte da tua experiência e conhecimento, é unir uma energia particular que se materializa de modo coerente a outra energia mais abstracta e universal" e “"Só chega a ser fotógrafo aquele que tenta entrar no enigma da luz...”, assim se expressava Koldo Chamorro, para tentar explicar a essência do seu ofício de fotógrafo.
Chamorro nasceu em Vitória ( Espanha) a 20 de Agosto de 1949. Os seus primeiros 16 anos foram passados na República da Guiné Equatorial, e depois rendeu-se à paixão de viajar. Percorreu toda a Europa, grande parte de África, América do Norte e América do Sul .
Começou por exercer Engenharia, diplomou-se em Marketing e licenciou-se em Economia Empresarial.
Para se tornar fotógrafo aprendeu de forma autodidacta, desde 1965. Mais tarde, em 1972-1973, conseguiu uma bolsa da Dotação de Arte Castellblach para realizar estudos fotográficos no estrangeiro.
Nos Estados Unidos teve a sorte de trabalhar com grandes fotógrafos como Ansel Adams, Jean Diezaide, Lucien Clergue, Brassai, Jean Pierre Sudre eErnst Haas.
Foi membro do colectivo de fotógrafos Minority Photographers e em Espanha, foi fundador do grupo Alabern de Barcelona.
A sua obra faz parte de importantes colecções públicas - entre as quais se destacam a do Center of Creative Photography (Tucson, Arizona) e a colecção Polaroid (Boston) - e em colecções privadas na Europa, Estados Unidos e Japão.
Sem comentários:
Enviar um comentário