terça-feira, 1 de setembro de 2009

A cor de uma vida

© Gonzalo Juanes

Gonzalo Juanes ( Gijón, 1923 ) engenheiro de profissão e fotógrafo por vocação foi um dos primeiros em Espanha a utilizar a cor, nos anos 60. De um golpe desfez-se do seu laboratório e do móvel onde guardava todos os seus negativos de preto e branco. Desde esse dia, e com excepção de um pequeno retorno nos anos 90, não mais fotografou a preto e branco.

Foi membro da AFAL ( Associação Fotográfica de Almeria ) juntamente com outras reconhecidas personalidades como Oriol Maspons, Gabriel Cualladó, Ramón Masats, Pérez Siquier e Paco Gómez, e a temática da sua obra foi variada: paisagens mineiras e seus habitantes asturianos, recantos de Gijón ou as ruas de Madrid, juntamente com imagens da sua vida pessoal, dos seus pais, da sua casa e da sua estada no hospital.

"O mais interessante da sua visão, e nesse sentido é verdadeiramente pioneiro em Espanha - na linha do que se fazia noutros países, mas do qual não se tinha notícias - é que Gonzalo, quando adopta a cor, segue actuando como um repórter, um documentalista, na tradição sobretudo americana", diz o fotógrafo José Manuel Navia.

Apesar da sua importância, tardou alguns anos a ser reconhecido. Era um fotógrafo “amador”, residia numa cidade pequena, e atreveu-se a cortar com o preto e branco numa época em que este tipo de fotografia era dominante. Contudo, em 2008, a editorial La Fábrica reconheceu o seu talento e publicou-o na sua colecção 'Photobolsillo', que destaca os 70 melhores fotógrafos espanhóis.
Das 74 imagens do livro, 30 estão agora na exposição “A cor de uma vida".

Até Junho de 2010 a exposição, que começou em Gijón em Maio, e está até 14 de Setembro em Madrid (Fnac Plaza Norte), passará por Saragoça, Múrcia, Corunha e Málaga.

Pode ler aqui uma entrevista com o fotógrafo.

1 comentário:

NanBanJin disse...

Deus!
O quanto eu adoro este blogue.
O quanto ele entra pela minha vida adentro...

NBJ, Fukuoka, Japão