segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"Nova Iorque", de Zubiaga

Central Parque,série Nova Iorque
© Alfonso Zubiaga

Alfonso Zubiaga é um fotógrafo espanhol, nascido em 1958, em Bilbau.

Licenciado em Ciências Económicas, cedo descobriu que a sua paixão era a fotografia. Já em Londres, para onde foi trabalhar como jardineiro, participou durante 8 meses na ambientação da película “Greystoke”, dirigida por Hugh Huston, o mesmo de “Carros de fogo”. Posteriormente participou no filme “Em busca da arca perdida” o que lhe permitiu conhecer de perto a forma de trabalhar de Spielberbg.

Em 1984, fixou o seu estúdio em Madrid e começou a realizar trabalhos para algumas das agências de publicidade, revistas e editoriais mais importantes de Espanha. Da sua outra grande paixão, as viagens, Zubiaga comenta que "com elas aprendi a observar e captar a beleza das coisas no seu espaço natural, realizando numerosas reportagens. A minha escola foi a experiência, assim como muitas horas de investigação", assegura o fotógrafo.

Integrada na Semana de Arquitectura organizada anualmente pela Fundação Arquitectura do Colégio Oficial de Arquitectos de Madrid (COAM, este fotógrafo apresenta a exposição “Nova Iorque”. São 14 imagens de grande formato, das 24 que formam a série.
Estas imagens, manipuladas digitalmente, tentam “transmitir a sensação de vertigem, o movimento e o prazer que senti faz já muitos anos. A fotografia não é só uma imagem, mas também um autêntico estímulo capaz de transmitir sensações. Continuo na actualidade com este projecto, com séries realizadas na Gronelândia, Namibia e próximamente na Amazónia peruana”.

No Centro de Imagem EFTI de Madrid, até 11 de Outubro de 2009.

Sem comentários: