sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Manuel Falces expõe em Almeria

©Manuel Falces

A obra do fotógrafo Manuel Falces (Almería, 1952), director do projecto Imagina , que se converteu mais tarde no Centro Andaluz da Fotografía e do qual esteve à frente até 2006, volta a estar exposta em Almería.
Com o título Manuel Falces. Projecto Imagina. Fundos do Centro Andaluz da Fotografía, o artista mostra 15 fotografías a preto e branco de diversos pontos da província. "É uma selecção quase antológica. Quero dizer com isto que não é aleatória. É o mais significativo de um projecto que desenvolvi à posteriori. Depois de dirigir a Imagina quase me tinha esquecido de mim. O que agora se exibe na La Alcazaba condensa uns quatro anos de trabalho, desde finais dos anos oitenta até 1992", explica o artista.

Falces foi professor de Técnica e Estética de Fotografia na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid e o seu trabalho de investigação centrou-se na teoria, prática e história da fotografía. O seu trabalho criativo levou-o a participar em diversas exposições individuais e colectivas em todo o mundo. O Museu Internacional da Fotografía de Rochester (Nova Iorque), o Museu Espanhol de Arte Contemporânea, o Centro de Arte Rainha Sofía e o Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM) contam com obras suas.

Crítico de fotografía do EL PAÍS desde o seu início, afirma que "o digital democratizou a fotografía mas também matou muitas das suas virtudes".

A exposição decorre na Torre de la Alcazaba, em Almería, até 31 de Março.

Sem comentários: