quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Azul e verde

La Lanzada
©Emilio Muñoz Blanco

Diz o refrão que uma imagem vale mais que mil palavras. Precisamente para mostrar ao público a beleza das paisagens do sul da Galiza, a Deputação de Pontevedra convocou, pelo quarto ano, o Concurso de Fotografia de Turismo Rías Baixas. Os melhores trabalhos, que se deviam apresentar sob o lema "Azul e verde", integram-se agora numa exposição que decorrerá até ao próximo dia 24 de Fevereiro na sede em Vigo daquele organismo provincial.

Entre outras imagens captadas pelos fotógrafos, os visitantes poderão ver a obra ganhadora, com o título "La Lanzada", realizada por Emilio Muñoz Blanco, que recebeu um prémio de 3.500 euros. Também faz parte da mostra "Pescando o que veña", de Marcos Cabadas Avión, segundo galardoado no certame com 1.000 euros. "Movimiento 2º", de Francisco J. Solleiro González, que recebeu o terceiro prémio (500 euros) do evento, é outro dos trabalhos incluídos na exposição.

A natureza e o rico património das Rías Baixas protagonizam boa parte das fotografias participantes numa exposição que tem como objetivo fomentar o turismo, descobrir locais e mostrar o melhor da zona, muitas vezes com um olhar diferente. Junto ás fotografias premiadas, a exposição acolhe uma selecção dos trabalhos apresentados a concurso.

Os integrantes do júri foram Juan Pablo Moreiras (fotógrafo profissional com imagens publicadas na National Geographic), Miguel Vidal (fotógrafo da Reuters) e Jorge Lens (professor de Fotografía na Faculdade de Ciências Sociais e de Comunicação da Universidade de Vigo.

Sem comentários: