sábado, 2 de abril de 2011

"Survivors" de Akash, no Centro Português de Fotografia

© Akash

Akash nasceu no Bangladesh em 1977. Com 19 anos descobriu a sua paixão pela fotografia. Entretanto, formou-se em Fotojornalismo em Pathshala, Dhaka.

Em 2002,  tornou-se o primeiro fotógrafo oriundo do Bangladesh a ser seleccionado para o Joop Swart Press Photo World Masterclass na Holanda. Em 2004, recebeu o Prémio Jovens Repórteres no  Photo Festival, em Paris. Em 2006, foi agraciado com o prémio da World Press Photo e lançou o seu primeiro livro "First Light".

Para ele a fotografia não faz sentido exclusivamente como objecto estético. É uma ferramenta poderosa que tem de transmitir mensagens e produzir mudanças sociais.
"Hoje, considero-me abençoado, por me ter tornado um fotógrafo. Poder articular as experiências dos sem voz, e com isso trazer à luz a sua identidade, dá sentido e finalidade à minha própria vida".

Apresenta-nos agora “Survivors”, uma exposição que retrata a determinação humana na luta pela sobrevivência. São imagens que dão voz aos heróis sem voz. A ver até 9 de Abril, no Centro Português de Fotografia (Porto).

Pode ver aqui o site de Akash.

Sem comentários: