sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Galeria Pedro Oliveira expõe Rita Magalhães

série Enora, 2009
© Rita Magalhães

É inaugurada no sábado, dia 6 de Fevereiro, a exposição Enora da fotógrafa Rita Magalhães.
A série Enora (2009), fotografada nos portos de Leixões (Portugal) e Vigo (Espanha) retira o seu nome da designação técnica de um dos elementos da equipagem das embarcações (base ou abertura que suporta o mastro) e que a artista escolheu por se tratar de um termo de forte conotação feminina. Nesta série, Rita Magalhães aproxima-se da qualidade dos esboços do pintor inglês Turner, sobretudo no que diz respeito às suas aguarelas.
Para Carla de Utra Mendes “o interesse desta artista volta-se, antes, para a captação de momentos que resultam de uma contemplação apaixonada de lugares e momentos, usufruindo da capacidade que a fotografia tem de acompanhar e poder registar mais fácilmente os cenários que a memória só fugazmente consegue. A câmara funciona assim como o lápis de um caderno de esboços, mais condizente com as velocidades da vida actual. Neste aspecto, a maneira com que aborda as situações relaciona-se muito mais com um acto de pintura, indo assim de encontro ao início da sua formação enquanto artista plástica. Nos seus trabalhos a técnica fotográfica cumpre um papel de renovação do registo pictórico, permitindo dar-lhe uma nova vida ou, se quisermos, uma nova aura, um novo véu (...).
A exposição pode ser visitada de 9 de Fevereiro até 3 de Abril, de terça a sábado, das 15 ás 20 horas na Galeria Pedro Oliveira (Calçada de Monchique, 3 - Porto).

2 comentários:

João Menéres disse...

Desde já, parabéns à RITA !

Um beijo.

Pedro Ferreira disse...

Os meus sinceros parabéns pela manutenção deste espaço que me parece uma mais valia para a blogosfera fotográfica portuguesa, daí te-lo escolhido esta semana para destaque, no meu blogue...
Um abraço...