sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Encontrada a única foto da primeira expedição ao Pólo Sul


A 14 de Dezembro de 1911 uma expedição liderada pelo explorador norueguês Roald Amundsen chegou pela primeira vez na história ao Pólo Sul.
A façanha foi imortalizada numa fotografía em que quatro membros da equipa contemplam a bandeira norueguesa, içada no alto da tenda de campanha.
Agora, quase 98 anos depois, o historiador Harald Ostgaard Lund, descobriu a fotografia nos arquivos da Biblioteca Nacional da Austrália.

"Sabíamos que se tratava de uma fotografia da expedição de Amundsen ao Pólo Sul, o que ignorávamos era que fosse a única no mundo", explicou Linda Groom, directora da Biblioteca .

Lund descobriu a fotografia após analisar durante meses mais de 700.000 imagens da galeria digital da instituição e no princípio do ano viajou para a Austrália em busca dos originais das cópias das imagens cedidas pela família de Amundsen ao Museu Nacional da Noruega.

Após abandonar a Antártida em 1912, a primeira escala da viagem de regresso de Amundsen foi no porto de Hobart, capital da ilha da Tasmânia, onde entregou os negativos das fotos a J. W. Beattie, um conhecido fotógrafo da cidade. Segundo explicou Groom, o mais provável é que Beattie tivesse encarregado o seu ajudante Edward Searle de fazer a revelação, que algum tempo depois reuniu num álbum os trabalhos mais importantes da sua carreira intitulado Vistas de Tasmânia. Em 1965, a Biblioteca Nacional da Austrália comprou o álbum à família de Searle.

Fonte: El País

1 comentário:

Gaspar de Jesus disse...

E como se vê os Ladrões já vêm de longe.
Grande abraço
G.J.