quinta-feira, 16 de abril de 2009

Chris Jordan ou a consciência ambiental




© Chris Jordan
.
Segundo Chris Jordan: ”Explorando ao redor dos USA…achei provas de um movimento apocalíptico em andamento” e “Receio que, neste processo, estamos fazendo um prejuízo irreparável para o nosso planeta e para os nossos espíritos individuais

Coletivamente, o Homem está a comer um grande e insustentável acto de destruir ou acumular destruição, mas cada um é anónimo e ninguém é responsável pelas consequências.

Chris Jordan trabalhou como advogado durante 10 anos e a fotografia era um hobby dos fins de semana, contudo, quando alcançou quarenta anos, assumiu o risco de fazer da fotografia um modo de vida “... mesmo que significasse viver uma vida mais humilde materialmente”.
As imagens deixam-nos desconfortáveis. De longe é arte, de perto é lixo. A sociedade americana é usada aqui apenas para chamar a atenção sobre o que acontece em todo o mundo.

Visualmente Chris Jordan examina o vasto e bizarro consumo da nossa sociedade, em grandes, intricadas e detalhadas impressões fotográficas montadas a partir de dezenas de milhares de imagens menores.

Pode ver aqui outros trabalhos.

Sem comentários: