quarta-feira, 4 de março de 2009

Fotografia científica

Estímulos olfactivos
©Pablo Garcia Garcia

Nanoestruturas que se assemelham a uma cidade, a morte de uma célula, os espectaculares efeitos da explosão de um vulcão sobre o mar, a extraordinária capacidade olfactiva de um cão... Estes são alguns dos fenómenos que se podem apreciar entre as melhores imagens apresentadas este ano no Concurso Espanhol de Fotografia Científica Fotciência 08 , e fazem parte de uma exposição que acaba de ser inaugurada no Museu Nacional de Ciência e Tecnologia [Paseo de las Delicias, 61, Madrid].

Os visitantes da exposição podem contemplar 49 das mais de 650 fotografías apresentadas na sexta edição do concurso,organizado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC e pela Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia (FECYT). Todas as imagens estão acompanhadas de um texto em que cada autor explica o que captou na sua obra.

A exposição apresenta imagens das duas categorías em que se dividiu o concurso: geral, que agrupa as fotografías de objectos maiores que um milímetro em que o vencedor foi Pablo Garcia Garcia, com Estímulos olfactivos, e micro, para fotografías de objectos inferiores a um milímetro ou realizadas mediante técnicas microscópicas.

Após a passagem pelo Museu Nacional de Ciência e Tecnología, a exposição viajará até outras cidades espanholas.

Sem comentários: