quinta-feira, 22 de abril de 2010

Centro Galego de Fotografia

Imagem virtual do Centro Galego Fotografia
.
Projectado por Xabier Rivas, o Centro Galego de Fotografia, em Vigo, poderá ser inaugurado em Fevereiro ou Março de 2011.

São mais de 1.200 metros quadrados, divididos por 4 pisos. Contará com 3 salas de exposições, fototeca, pequeno auditório e zonas administrativa e de restauração.

O centro albergará a colecção do Arquivo Pacheco (fotógrafo português radicado em Vigo), o Arquivo Ksado e os fundos das diferentes Fotobienais que reuniram em Vigo importantes fotógrafos contemporâneos de todo o mundo.
As obras estão orçadas em 1,5 milhões de euros, em grande parte financiados pelo Governo central. A este valor, terá que ser acrescentado 1 milhão de euros que o Concello de Vigo pagou ao Consórcio do Casco Vello pela aquisição dos edificios que suportam o centro.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Brasília... 50 anos

Vista aérea da Praça dos Três Poderes. Brasília, 1960
© Colecção Marcel Gautherot/Instituto Moreira Salles


Comemora-se hoje o 50º aniversário da inauguração de Brasília.

No dia 21 de Abril de 1960, pelas 9:30 horas inaugurou-se formalmente a nova capital brasileira ao serem instalados simultâneamente os Três Poderes da República. As festividades já tinham começado pelas 16 horas do dia anterior.

A nova capital foi construída com base num projecto de Lúcio Costa, o chamado Plano Piloto, que começou a ganhar forma em 1957, embora no ano anterior já se tivesse iniciado a construção do primeiro aeroporto e do Palácio do Alvorada.

Em declarações à Lusa, disse Maria Elisa Costa, filha de Lúcio Costa, ”O desafio de construir Brasília, representa o segundo descobrimento do Brasil. Portugal descobriu o Brasil para Portugal, e o Juscelino Kubitschek (JK) descobriu o Brasil para o Brasil, é o que estamos a festejar", referindo ainda que "Eu fui a primeira pessoa a saber num pedacinho de papel como essa cidade seria".

O fotógrafo oficial da construção de Brasília foi Marcel Gautherot (Paris, 14 de Julho de 1910 – Rio de Janeiro, 8 de Outubro de 1996), convidado para o efeito por Niemeyer, a quem estava unido por razões estéticas - admiradores de Le Corbusier - e políticas.
No arquivo do fotógrafo com cerca de 25000 imagens, que pertence ao Instituto Moreira Salles, 2950 delas são sobre a construção da capital brasileira.

José Cendón, ganha o Prémio Ortega e Gasset 2009

© José Cendón

Nesta fotografia um grupo de crianças joga futebol numa das ruas de Mogadishu.
Publicada a 1 de Fevereiro de 2009, no Magazine do jornal La Vanguardia, a reportagem “Somália no fim do mundo” de José Cendón (n. 2 de Agosto de 1974) venceu a 27ª edição do Prémio Ortega e Gasset, na área de fotografia.

Recordemos que Cendón no âmbito desta reportagem foi sequestrado – juntamente com um jornalista do The Sunday Telegraph - por piratas somalis durante 40 dias em que “nos ameaçaram de morte e nos deram 48 horas para se pagar um resgate”.

Para a atribuição deste prémio, o júri presidido por Miguel Zugaza, director do Museu do Prado, e composto por Daniel Monzón, María Garaña, Daniel Samper e pelos quatro directores do El País desde a sua fundação: Juan Luis Cebrián, Joaquín Estefanía, Jesús Ceberio e Javier Moreno considerou “ o alto valor humano das fotografias assim como a sua qualidade técnica, conseguidas, em circunstâncias de conflito”.

Os Ortega e Gasset de Jornalismo, dotados de 15.000 euros, serão entregues no próximo dia 4 de Maio no Círculo de Belas Artes de Madrid.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

"Cuzco Children" vendida por 206.500 dólares

Cuzco Children, 1948
©Irving Penn

Cuzco Children” uma fotografia do americano Irving Penn, obtida em 1948, alcançou o valor de 206.500 dólares no leilão realizado pela Christie's .
A fotografia, uma das obras mais representativas de Penn (1917-2009) mostra duas crianças vestidas com roupas campesinas e foi conseguida em Cuzco (Perú) depois de uma sessão fotográfica para a Vogue.

Esta fotografia, fazia parte de um conjunto de 67 imagens oferecidas por Penn à sua assistente pessoal, Patricia McCabe, que as coleccionou ao longo de mais de trinta anos.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

"Desde el cero" de Montserrat de Pablo

© Montserrat de Pablo
.
Desde el cero” é uma exposição da fotógrafa Montserrat de Pablo (Madrid, 1967) e resultado de imagens obtidas em cerca de 40 corridas na Praça de Touros de Las Ventas, em Madrid, entre 2000 e 2009.

São 47 fotografias 24x36 cm a preto e branco, pois como explica Montserrat: "Quando comecei a facer fotografias taurinas, decidi prescindir da cor porque assim se perdia a noção do tempo. Apesar de serem realizadas em diferentes tardes, agrupei-as por sequências e parecem momentos de uma mesma corrida".

A exposição é comissariada por Chiqui Abril e pode ser vista em Sevilha no Estúdio Gavira (Rua Gracia Fernández Palacios, 3), até ao dia 24 de Abril.

Esta exposição é acompanhada pela edição do livro “Desde el cero” com edição limitada a 60 exemplares numerados e assinados pela fotógrafa com uma introdução de María Vela Zanetti e um texto de António Caballero.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Kubrick e a sua faceta de fotógrafo

Stanley Kubrick (Nova Iorque, 26 de Julho de 1928 — Hertfordshire, 7 de Março de 1999) é conhecido pela sua carreira como realizador de filmes como 2001: Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica, Barry Lyndon ou Shining, mas poucos conhecem a sua faceta como fotógrafo profissional da extinta revista Look.

A revista foi fundada em 1937, Kubrick admitido em 1945, e o último número foi publicado a 19 de Outubro de 1971. Era conhecida por dar nas suas reportagens mais importância às fotos do que aos textos.
Kubrick foi o mais jovem fotógrafo a ser contratado pela Look, tinha 17 anos quando captou a expressão triste de um vendedor de jornais a ler anotícia da morte de Franklin D. Roosevelt. A foto, que foi publicada na edição de 26 de Junho de 1945, acabou por valer a Kubrick um emprego a tempo inteiro na revista como repórter fotográfico, até 1951.

Agora uma exposição, mostra fotografias obtidas por Kubrick entre 1945 e 1950. Até agora uma faceta quase desconhecida, descuidada pelos críticos. São cerca de 200 imagens que podem ser vistas até 4 de Julho no Palazzo della Ragione (Milão / Itália).

Rainer Crone, comissário da exposição disse: “Estas fotos são uma maravilha. Não me refiro só ao seu valor documental, mas também à sua madura inteligência figurativa. Do ponto de vista da qualidade artística e do estilo, Stanley não é menor que Walker Evans, Henri Cartier Bresson, Robert Frank, Diane Arbus, Louis Faurer ou William Eggleston. “