sexta-feira, 3 de maio de 2013

Eduardo Teixeira Pinto, no Museu Municipal de Esposende


A exposição "A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto" leva-nos até aos anos 50,60 e 70 do século XX, às aldeias mais isoladas da serra do Marão com as suas crianças tantas vezes descalças e até mesmo esfomeadas, ou à burguesia da vila de Amarante e aos sonhos e esperanças dos seus dilectos filhos, retratando um Portugal rural comum ao Alto Minho e ao Minho litoral, revendo-se o concelho de Esposende dessa época, fortemente marcado pela presença das crianças, então entendidas como adultos em miniatura, crianças a quem se exigia no comportamento e no trabalho quase o mesmo que aos adultos, o que não escapa ao olhar consciente do fotógrafo, que encontra nestas crianças, manifestamente pobres e maltrapilhas, frente à câmara fotográfica o seu olhar ingénuamente feliz.

Eduardo Teixeira Pinto, nasceu em Amarante, em 1933 e faleceu em 2009. Iniciou a sua actividade como fotógrafo profissional em 1950, tornando-se fotógrafo expositor a partir de 1953 participando em vários concursos de especialista em salões de fotografia nos cinco continentes. Membro activo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente a "Associação Fotográfica do Porto", o "Grupo Câmara" (Coimbra) e a "Associação Fotográfica do Sul" (Évora), a sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX, com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar e que sua família, particularmente, tem vindo a promover através de exposições itenerantes, como a que agora se apresenta no Museu Municipal de Esposdende.

O Museu Municipal de Esposende apresentou em Junho de 2012 em itenerância a primeira parte de uma selecção com 38 fotografias deste notável autor.  O conjunto que agora se apresenta com 27 fotografias a preto e branco, é exclusivamente dedicado à Criança no olhar deste fotógrafo e encerra este ciclo fotográfico de autor.

A inauguração é hoje, dia 3 de Maio, pelas 17h30, com uma visita guiada e comentada pela filha do fotógrafo. 

A exposição poder ser vista até 27 de Maio, na Sala dos Azulejos, do Museu Municipal de Esposende, de terça a sexta-feira, das 14h00 às 17h30 e aos domingos , das 15h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

(extracto do verso do Convite)

Sem comentários: