quarta-feira, 21 de novembro de 2012

“Ensaios sobre Fotografia”, de Susan Sontag


Ensaios sobre Fotografia”, de Susan Sontag (Nova Iorque1933-2004) – uma das mais eminentes teóricas e intelectuais norte-americanas do século passado –, reúne seis textos originalmente publicados entre 1973 e 1977 na conceituada revista americana The New York Review of Books.

Apresentado agora no mercado português pela editora Quetzal, numa tradução de José Afonso Furtado, o livro de 208 páginas, custa cerca de 15€.

Esta obra analisa a evolução dos códigos e das gramáticas visuais, ao mesmo tempo que tece reflexões de ordem filosófica, estética, moral e sociopolítica e valeu à autora, a atribuição do prestigiado prémio do National Book Critics Circle.

Para John Berger, da New Society , “Ensaios sobre Fotografia” é: «O livro mais importante e original que alguma vez foi escrito sobre o assunto. (…) Toda a discussão posterior sobre o papel da fotografia nas sociedades tem obrigatoriamente de passar por estes Ensaios sobre a Fotografia, que nos permitem ver a extensão da dependência dos nossos sistemas culturais e económicos do uso da câmara

Sontag viveu os últimos anos da sua vida com a fotógrafa Annie Leibovitz.

1 comentário:

Gaspar de Jesus disse...

Também o tenho e estou a adorar.
Abraço
G.J.