segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

“Ramon Masats, 19 fotos grandes” em Madrid

Tomelloso, Ciudad Real (1960), © Ramón Masats

Ramón Masats nasceu em 1931 na localidade de Caldes de Montbui, perto de Barcelona. Em 1953, descobre o mundo da fotografia através da revista Arte Fotográfico. Desde 1955 é membro da Sociedade Fotográfica da Catalunha, ano em que realiza as séries ”Las Ramblas” e “Los Sanfermines”.

Integra a Real Sociedad Fotográfica de Madrid em 1958. Nesse mesmo ano, a sua obra é exposta na Europa, integrada no Grupo AFAL. Em 1960, recebe o Prémio Negtor de Fotografia, primeiro de uma larga lista, que integra entre outros o Prémio Miquelendi de Prata no Festival de Cinematografía de Bilbau e o Premio Cidadc no mesmo Festival. Em 2001, concedem-lhe o Prémio Bartolomé Ros pela sua trajectória profissional, dentro do Festival Photoespaña. Recebe também o Prémio de Cultura da Comunidade de Madrid e em 2004 recebe o Prémio Nacional de Fotografia.

Um conjunto dos seus mais emblemáticos trabalhos engloba a exposição “Ramon Masats, 19 fotos grandes” que desde 23 de Dezembro pode ser vista no Centro Cultural Moncloa (Plaza de Moncloa, 1 – Madrid).

Sem comentários: