© João Paulo Coutinho
O fotógrafo João Paulo Coutinho (Porto) tem patente a exposição "Timor-Olhos nos Olhos” que reúne dezanove retratos de timorenses anónimos e de Xanana Gusmão resultantes de uma viagem que fez àquele país, enquanto fotojornalista do Jornal de Notícias, em 1999.
"É um recuperar de memórias e percursos", contou João Paulo Coutinho, recordando que a visita a Timor-Leste ocorreu "num período pós-eleitoral e de muita instabilidade e miséria".
“Cada fotografia contém uma história de vida, é um momento no espaço e no tempo que ficou para sempre congelado, preservado para memória futura, olhando para esse momento estamos a fazer um curta viagem no tempo, olhamos para o que já não é mas que já foi.
A magia de um sorriso e de um olhar não se conta em palavras nem se descreve num texto, descobre-se olhando para estes rostos, sorrisos e expressões. O que eles nos contam está lá, basta ler nas entrelinhas o que o tempo lentamente lhes foi gravando no rosto. Resta-nos a nós tentar descobrir o mistério por trás de cada face, de cada rosto. Olhos nos olhos...”
A ver na Galeria Colorfoto (Rua Sá da Bandeira, 526 – Porto), até 17 de Junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário