terça-feira, 2 de março de 2010

Faleceu Anna Farova

Cardeal Pacelli . Paris, 1938
© Henri-Cartier Bresson

No passado dia 27 de Fevereiro, faleceu a historiadora de arte Anna Farova, autora da primeira monografia sobre o consagrado fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson. Tinha 81 anos.

Uma fotografia sobre a visita do cardeal Pacelli a Paris, captada por Bresson,deixou-a impressionada. Em 1956, conseguiu encontrar-se com o fundador da agência Magnum e persuadi-lo a publicar com ela uma monografia na Checoslováquia.

"Senti que a fotografia poderia ter a mesma força que a pintura", disse, na altura, a historiadora. A monografia foi publicado em 1958 pela editora checa Odeon, sendo a primeira do género a ser lançado na Europa.

Anna Farova publicou também livros sobre a vida e obra de outros fotógrafos de renome como Werner Bischof, André Kertesz, Elliott Erwitt e Robert Capa.

Nascida em 1928 em Paris, no seio de uma família franco-checa, Anna Farova viveu em Praga, onde foi perseguida pelo regime comunista, sobretudo por ter apoiado abertamente o manifesto "Carta 77" a favor dos Direitos do Homem, redigido pelo então dramaturgo dissidente Vaclav Havel, que viria a tornar-se presidente do país, em 1989.

Sem comentários: