Mulheres palestinianas choram durante um funeral na cidade de Beit Hanoun, ao norte da Faixa de Gaza. Mais de 380 pessoas foram mortas e cerca de 1.700 foram feridas durante a ofensiva de Israel contra Gaza.
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Unicef - foto 2008
A imagem de uma menina haitiana caminhando descalça no meio da água e sujeira num bairro pobre de Porto Príncipe, obra da fotógrafa belga Alice Smeets, de 21 anos, foi considerada como a melhor fotografia do ano pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A fotografia de Smeets foi premiada entre outras 1.450 imagens pela "coragem e energia que transmitem os olhos da menina, apesar de crescer no meio da miséria", disse Eva Luise Köhler, da organização na Alemanha e esposa do presidente alemão, Horst Köhler.
A fotografia de Smeets foi premiada entre outras 1.450 imagens pela "coragem e energia que transmitem os olhos da menina, apesar de crescer no meio da miséria", disse Eva Luise Köhler, da organização na Alemanha e esposa do presidente alemão, Horst Köhler.
No Porto
© Jorge Molder
No Porto pode ver as exposições:
De todas as formas e feitios, de Jorge Molder, na Galeria Pedro Oliveira até ao dia 29 de Janeiro.
O tempo parou... eles continuam a sonhar, de Paulo Alexandre Coelho, na Galeria AMIarte até ao próximo dia 31.
De todas as formas e feitios, de Jorge Molder, na Galeria Pedro Oliveira até ao dia 29 de Janeiro.
O tempo parou... eles continuam a sonhar, de Paulo Alexandre Coelho, na Galeria AMIarte até ao próximo dia 31.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Sombra de uma árvore cativa
© Pereira Lopes
Numa visita que fiz á Fundação de Serralves, vi esta imagem através do estore.
Talvez a árvore quisesse ver como eu, as esculturas de Juan Munõz.
O temporal
Um casal faz fotografia na praia de Bogatell, em Barcelona, castigada por forte temporal de vento e chuva.
A corrida
O toureiro francês Uceda Leal durante uma corrida na praça de touros de Cali, na Colômbia.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Carla Bruni e os sacos Pardon
Uma foto de 1993, de Michel Comte destinada a uma acção de solidariedade, apresenta Carla Bruni nua. 15 anos depois a empresa de roupa Pardon, decidiu usá-la como imagem de marca nos seus sacos. No saco, à venda por 5 euros, pode ler-se: “O meu marido devia ter-me comprado uma Pardon”.
A primeira dama francesa, colocou a Pardon em tribunal exigindo 125 mil euros de indemnização e o fotógrafo pode vir a denunciar a empresa pela utilização indevida da imagem.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Uma vida quadriculada
Um trabalhador entre andaimes numa obra em construção em Haikou, província de Hainan.
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Espólio fotográfico português

Esta obra, com base no espólio legado pela casa Foto Beleza retrata a grandiosa cobertura fotográfica que existe de todo o País desde o início do século XX.
A sombra do iceberg
'Morte de um miliciano', a fotografía tomada por Robert Capa durante a Guerra Civil espanhola, é um dos instantâneos mais famosos da História.
Mas atrás de Capa e da própria foto existe uma história jamais contada que os documentaristas Raúl Riebenbauer e Hugo Doménech querem agora trazer à luz.
Com uma explicativa voz em off, imagens de arquivo e entrevistas a fotógrafos e historiadores, o documentário A SOMBRA DO ICEBERG tenta demostrar que por trás do conhecido ícon do séc. XX se esconde uma hábil montagem.
Veja o video em:
Cem fotografias de Marylin em leilão

Entre as imagens, encontram-se os célebres instantâneos de Marilyn tentando impedir que o ar levante o seu vestido e o nu retratado por Tom Kelley para o primero número da revista 'Playboy' em 1949.
Na colecção, estão obras de Helmut Newton , Bert Stern, Andre de Dienes e Richard Avedon, entre outros, que mostram a transformação da jovem Norma Jean Baker na sex symbol Marilyn Monroe.
Fotografía jacobea
© Roberto Sánchez
Realizou-se recentemento um concurso de Fotografía Jacobea. O júri foi constituído por fotógrafos do jornal El Correo Gallego e por um membro da Asociación Galega de Amigos do Camiño de Santiago (AGACS).
Parece que todos os temas jacobeos – quase infinitos, como quase infinitos são os espaços, enquadramentos e momentos de uma peregrinação a Santiago– estariam congelados numa fotografía. Quase todos.
O napolitano Fabio Buoncuore recolheu um instantâneo no Caminho francés na sua passagem por Castilla. A imagem proporcionou-lhe o primeiro prémio.
O segundo prémio foi também para uma italiana, a genovesa Cecilia Bennati. Captou umas mãos enlaçadas num momento alto da peregrinação.
O alicantino Roberto Sánchez, fotógrafo de imprensa, ganhou o terceiro prémio com Largo es el camino.
Fazer amor e não a guerra
O casal formado pelo beatle John Lennon e sua esposa, Yoko Ono, convirteu, em Março de 1969, a sua de mel numa cerimónia pacifista com a imprensa internacional como testemunha.
O cenário foi a sua própria cama, no hotel Hilton de Amsterdão. Ali, vestidos com os seus pijamas, animaram al mundo a "fazer amor e não a guerra". As imagens ficaram famosas, mas um dos fotógrafos do evento, o holandés Nico Koster, só publicou uma parte dos seus 150 negativos. Para a proteger, guardou a série inteira numa caixa, e passado pouco tempo esqueceu-se do local onde a deixou.
Quase 40 anos depois, a sua filha encontrou-a e Koster prepara uma exposição, um livro e um catálogo de reproduções para venda ao público.
Leilão no Dubai
As actrizes Salma Hayek, Goldie Hawn e Laura Linney foram algumas das anfitriãs da gala da amFar, que se realizou no Dubai, no passado fim-de-semana, e angariou cerca de 1,3 milhões de euros para o combate à sida.
Entre os objectos leiloados estava uma imagem de 1962 de Marilyn Monroe, autografada pelo fotógrafo Bert Stern. Foi vendida por cerca de 30 mil euros.
Entre os objectos leiloados estava uma imagem de 1962 de Marilyn Monroe, autografada pelo fotógrafo Bert Stern. Foi vendida por cerca de 30 mil euros.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
'Te adoramos, María'

Com o título 'Te adoramos, María', a modelo aparece numa série de oito fotografias vestida com mantos e coroas parecidas com as usadas pelas autoridades eclesiásticas.
A revista aparece no mesmo mês em que milhões de mexicanos peregrinam à Cidade do México para celebrar no dia 12 de Dezembro a "aparição" da Virgem de Guadalupe, a padroeira do país.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
o mundo a duas dimensões

© Helena Almeida
Uma vez mais, a fotografía assume o protagonismo da oferta cultural madrilena, com sete estupendas exposições, cada uma delas constituindo um mundo a duas dimensões.
Primeira opção: Alberto García Alix, De donde no se vuelve, no Rainha Sofia. Segunda opção: Coleccionar el mundo (seis fotógrafos norte-americanos), na Fundación Mapfre.Imprescindível, e só até 4 de Janeiro. Terceira: Helena Almeida, Tela rosa para vestir, na Fundación Telefónica.
A Fábrica Galeria acolhe a obra de Chen Chieh-jen. Na Casa da América mais de 200 imagens inéditas da obra de Korda. A Espacio Valverde expõe 34 fotografias da jovem Silvia Varela, com uma visão romántica da paisagem urbana europeia.
Por último, Ignacio Evangelista está na Galería Utopía Parkway, com imagens de magníficos animais.
Melhores fotos 2008

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Rostos de Moçambique
“Rostos de Moçambique”, é o título de uma exposição fotográfica, com trabalhos de Ana Roque de Oliveira.
Promovida pelo IPJ de Leiria, está patente ao público na Galeria Nava Nova, até ao dia 12 de Dezembro.
Promovida pelo IPJ de Leiria, está patente ao público na Galeria Nava Nova, até ao dia 12 de Dezembro.
Num campo de terra estéril
Dois jovens jogam uma partida de ping-pong numa das zonas mais pobres de Lagos, na Nigeria. A mesa é uma porta apoiada sobre bancos.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Fotos do casamento de Madonna

As fotos do casamento foram tiradas pelo renomado fotógrafo Jean-Baptiste Mondino, que as ofereceu à cantora como presente.
"As fotografias, dispostas num álbum, eram uma recordação pessoal do evento" que a estrela guardava em sua casa.
O advogado da cantora explicou que o designer de interiores Robert Joseph Wilber aproveitou o seu acesso à residência para copiar pelo menos 26 fotos.
As imagens foram manipuladas para que não se notar que se tratava de "fotos de fotos", informou o advogado.
Felices 30

Estas mães foram agora fonte de inspiração para o autor Eduardo Galán, que escreveu a comédia Felices 30, baseada na história destas sete mulheres.
Y tú… ¿cómo lo ves?

© Angel Sotelo
Ciberalia Coruña programou a actividade formativa ‘Y tú… ¿cómo lo ves?’, onde um grupo de vinte pessoas da Fundación ADCOR (Adultos Incapacitados de A Coruña) se relacionam com a fotografía como forma de expressar emoções e sentimentos.
Até ao momento visitaram a exposição “Visions”, de Angel Sotelo, incluída na programação do ‘Outono fotográfico’ em Ourense.
O objetivo deste projecto, é mostrar o ponto de vista das pessoas com incapacidade intelectual através da fotografía.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
O Dezembro da Pirelli
Ao desfolhar o calendário Pirelli percebi que já estava em Dezembro e que o Natal está próximo.
Próximas exposições FNAC
Na FNAC GaiaShopping, de 18.12.2008 a 18.02.2009, estará patente a C PHOTO MAGAZINE, uma exposição colectiva - Um olhar sobre a actualidade da fotografia internacional.
Na FNAC Viseu, de 18.12.2008 - 14.02.2009, Alexandre Delmar expõe 10 retratos, 10 esculturas.
“Sempre me interroguei sobre limites e fronteiras do retrato e da escultura. Será a visibilidade do rosto um factor preponderante na identificação do tema “retrato”? Ou a “escultura” será sempre uma qualificação dada após a mão-de-obra do escultor?
A viagem iniciou-se em Delhi.
Estando num país estranho, nunca me incentivou em demasia a imagem descritiva dos locais mais relevantes. Nunca me fascinou a procura obstinada pelo exótico. A imagem que procurava, encontrei-a em todas as cidades: uma imagem específica, talvez desterritorializada, estática e reflectida, por vezes plástica. Foi uma viagem de descoberta. Tudo foi estranho e revelador. Quando cheguei, confundi retratos com esculturas.”
Alexandre Delmar
Icons de glamour e de estilo

A casa Christie's prepara um leilão especial em que porá à venda a Colecção Constantiner Icons de glamour e de estilo.
O evento terá lugar nos dias 16 e 17 deste mês em Nova Iorque. Em leilão estarão obras de conhecidos fotógrafos como Helmut Newton, Irving Penn e Robert Mapplethorpe.
Uma das estrelas do leilão será a fotografía de Roy Schatt que mostra o actor James Dean numa atitude inusual em que a modos de paparazzi foca algo com uma câmara Rolleiflex, e cujo preço, estimam os organizadores, será entre 8.000 12.000 dólares
Uma das estrelas do leilão será a fotografía de Roy Schatt que mostra o actor James Dean numa atitude inusual em que a modos de paparazzi foca algo com uma câmara Rolleiflex, e cujo preço, estimam os organizadores, será entre 8.000 12.000 dólares
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Proposta de fim-de-semana
© Fernando Penim Redondo
No próximo fim-de-semana pode ver, no Porto, as exposições:
BES Revelação 2008 (David Infante, Mariana Silva e Nikolai Nekh) - Museu de Serralves
China, a nova revolução ( Fernando Penim Redondo) - Centro Português de Fotografia
O Livro Vermelho de um fotógrafo chinês (Li Zhensheng) - Centro Português de Fotografia
Poses e flagrantes

Desde 1992, Ana Maria Mauad dedica-se a estudar o uso da fotografia pela história tanto como fonte de informação – imagem-documento – quanto como forma de representação social.
Para Ana Mauad, é preciso desnaturalizar a imagem, pois “ela é histórica e sempre envolve um propósito, uma vontade social”.
Leia aqui uma entrevista com a autora.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Antologia fotográfica

É a primera vez que se pode aceder à colecção completa. 556 fotografías enchem a vía pública e várias salas daquela localidade.
Tailândia - Rostos e Paisagens

"São olhares bastante diferentes, de dois fotógrafos com credenciais em Portugal e no estrangeiro e um percurso interessante, e ambos com conhecimento da Tailândia, país que já visitam há bastante tempo”.
.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Júlio César Guimarães - 20 anos de fotografia
Júlio César Guimarães é um fotógrafo brasileiro, profissional desde 1988.
No Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro, a partir de amanhã, pode-se apreciar a sua exposição “Júlio César Guimarães - 20 Anos de Fotografia”, com imagens marcantes e históricas da carreira deste fotógrafo.
... e a viagem começou!

Exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h00m às 12h30m e das 14h00m às 17h30m.
Leia mais
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
O Livro Vermelho de Um Fotógrafo Chinês

A não perder.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Seascapes
Hiroshi Sugimoto, nasceu em Tóquio , em 1948 e vive desde 1974 em Nova Iorque.
Celebrizou-se pela suas séries fotográficas. As suas “Seascapes”, já estiveram em Lisboa, no CCB, em 1998/1999. Agora e até 20 de Dezembro, podem ser vistas na exposição 7 Days/7 Nights, na Gagosian Gallery, em Nova Iorque.
Fotógrafo sequestrado na Somália
José Cendón, fotógrafo galego de 34 anos, trabalhava para o jornal británico 'Daily Telegraph' numa reportagem sobre a pirataría na Somália, quando foi sequestrado em Bossaso, capital da região de Puntlandia.
Cendón, apesar da idade já é um veterano dos conflitos no mundo. Já percorreu a Colombia, Israel e os territórios palestinianos, e a sua "grande inquietude jornalistica" levou-o a África em 2004. Primeiro o Darfur, depois o Ruanda, Burundi, República Democrática do Congo e Uganda.
Robert Lebeck expõe em Berlim
© Robert Lebeck
.
O fotógrafo alemão Robert Lebeck (nascido em Berlim em 1929) apresentou no Museu Martin Gropius-Bau, em Berlim, a sua exposição “Fotografien 1955-2005”, uma retrospectiva com imagens de "toda uma vida".
Serralves expõe BES Revelação 2008
© David Infante
O Museu de Serralves expõe, a partir de 5 de Dezembro e até 15 de Março de 2009 , os projectos premiados na quarta edição do Concurso BES Revelação 2008, da autoria de David Infante, Nikolai Nekh e Mariana Silva.
Leia notícia completa
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Amanhecer na China
© Shi Guangde / Xinhua
.
Vários turistas fotografam a povoação de Shicheng coberta pela neblina matinal, na província chinesa de Jiangxi.
Retratos Falantes

Munido de uma máquina fotográfica e de folhas de papel em branco, o fotógrafo Paulo Fridman, começou a fotografar pessoas nas ruas, pedindo que elas respondessem, nas folhas em branco, a três perguntas: Quem é você? O que você pensa do futuro do Brasil? Qual é o seu sonho?
O seu trabalho foi editado em livro com o título Retratos Falantes.
Leia mais
O seu trabalho foi editado em livro com o título Retratos Falantes.
Leia mais
terça-feira, 25 de novembro de 2008
O presente: uma dimensão infinita

"Coleccionar é mostrar uma visão particular de um tempo, e uma colecção deve aceitar que a arte é o resultado de um contexto criativo, social e histórico", observou uma das curadoras, acrescentando que as obras da exposição apresentam "uma pluralidade de olhares que convidam a reflectir sobre a nossa realidade".
Leia mais
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
"China, A Nova Revolução"
.
"China, A Nova Revolução" , de 29 de Novembro de 2008 a 8 de Fevereiro de 2009, no Centro Português de Fotografia é uma exposição com trabalhos de Fernando Penim Redondo.
“Visitei a China em Abril de 2006. Pequim, Xian, Xangai, Guilin, Guangzou, Hong-Kong e Macau deixaram de ser apenas nomes e ganharam rostos.”
“Visitei a China em Abril de 2006. Pequim, Xian, Xangai, Guilin, Guangzou, Hong-Kong e Macau deixaram de ser apenas nomes e ganharam rostos.”
Subscrever:
Mensagens (Atom)