quarta-feira, 29 de julho de 2009

Arquivo Pacheco: trabalho de um português em Vigo

Um negativo do acervo
© Arquivo Pacheco
-
Jaime de Sousa Guedes Pacheco (1878-1954), nasceu em Freixo-de- Espada- à –Cinta e instalou-se na Galiza, primeiro em Ourense com o seu irmão José e depois em Vigo, cidade onde em 1907 formou sociedade com a fotógrafa Cândida Otero, viúva do fotógrafo italiano Filippe Prósperi.

O estúdio de Filippe, era anunciado em 1876 na imprensa de Vigo com abundância de detalhes “ Os acreditados fotógrafos Prósperi e Señora têm a satisfação de anunciar aos seus numerosos clientes, que desejosos a que nada falte para a perfeição da sua arte, segundo os avanços modernos, prepararam os seu estúdio a fim de poderem fazer retratos de luz e sombra e também os de ampliação até ao tamanho natural”.

Em 1915, Jaime Pacheco decidiu que o estúdio se passava a denominar Fotografia Pacheco.
Com a colaboração dos seus sobrinhos Horácio e César, dos seus filhos Jaime e Alberto e da sua neta Susi, foi construído um admirável testemunho fotográfico sobre Vigo e a Galiza.

O estúdio da Fotografia Pacheco, situado na calle del Príncipe, fechou definitivamente as portas em 1991.
O acervo da Fotografia Pacheco, composto por cerca de 200.000 imagens, das quais 50.000 já estão digitalizadas, mostram a vida diária da cidade, retratos, actividades desportivas, actos sociais e visitas de personalidades destacadas, foi adquirido no mesmo ano pelo Concello de Vigo.

Desde 21 de Julho que é possível aceder aos fundos do Arquivo Pacheco, guardados na Casa das Artes, em Vigo. É o primeiro passo de um projecto que culminará com a abertura de um Museu da Fotografia, que acolherá colecções de outros destacados fotógrafos vigueses.

4 comentários:

João Menéres disse...

Valioso documento de divulgaçã0 do trabalho de um fotógrafo comercial português e que desenvolveu toda a sua vida profissional em Vigo, cidade que lhe presta o devido reconhecimento.
Nunca reparei nesta casa, lamentavelmente.

Pereira Lopes disse...

Caro João Menéres, grato pelas suas visitas e comentários.

Unknown disse...

Olá Equipe de Luz Clara, boa tarde!


Somos a Assessoria de imprensa digital da campanha fotográfica África em Nós, criada pela Secretaria da Cultura de São Paulo, com a curadoria do fotógrafo Walter Firmo.

Estamos entrando em contato, pois seu blog foi altamente recomendado pela nossa equipe. Ficaremos grato ao retornar este e-mail para nós africaemnosoficial@gmail.com

Desde já, os nossos agradecimentos.



Assessoria África em Nós | http://www.africaemnos.com.br

Sara Fidiró disse...

Belo blogue.